Rocha Lima

                Ei, galerinha do sétimo ano "D", hoje nós vamos nos divertir com o "time". Você precisa estar com seu caderno e seu livro. Good job!





Oraçoes Subordinadas Adverbiais

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal.
As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
Ex: A cidade foi alagada porque o rio transbordou.

- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal.
As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.

- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.
Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa.

- concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
Ex: Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos.

- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc.
Ex: Tudo ocorreu como estava previsto.

- comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.
Ex: Ele tem estudado como um obstinado (estuda).

- finais: exprimem a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc.
Ex: Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor.

- temporais: demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, ...
Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.

- proporcionais: expressam uma idéia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos, etc.
Ex: Quanto menos trabalho, tanto menos vontade tenho de trabalhar.



Exercícios sobre orações subordinadas adverbiais
I. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:

1. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
2 “Como falavam muito alto, as pessoas se entendiam facilmente”.
3. “Continuaria a sustentar a Mocinha, contanto que ela procedesse direito, vivesse calma na gaiola e na moral.” (G. Ramos)
4. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.
5. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.
6 Fez-lhe sinal que se calasse.
7. Como estava triste, isolou-se do grupo.
8. Tudo saiu conforme havíamos previsto.9. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.
10. O investigador foi mais esperto que o ladrão.11. Mentiram para mim, como pude constatar.
12. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .
2. Leia este poema:

Cantiga pra não morrer


Quando você for embora,
moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.


Moça de sonho e de neve,
me leve no esquecimento.



Composição: Ferreira Gullar

Observe a primeira estrofe do poema.

a)      Identifique a conjunção subordinativa no primeiro verso do poema.

b)      Que circunstância essa conjunção exprime nessa situação?

c)      Retire da segunda estrofe uma oração subordinativa.

d)     Que circunstância expressa a oração “Se no coração não possa”?